Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Responda
Como você avalia nosso site?
Bom
Médio
Ruim
Ver Resultados

Rating: 2.6/5 (45 votos)

ONLINE
1


ELVIS 68 COMEBACK SPECIAL
ELVIS 68 COMEBACK SPECIAL

 

ELVIS  -  '68 COMEBACK

 

 

O Coronel Tom Parker, empresário de Elvis, iniciou as negociações com a NBC em outubro de 1967 para produzir um filme de Elvis e um especial de TV de Natal programado para a temporada de Natal de 1968. O acordo foi anunciado pelo vice-presidente da NBC Tom Sarnoff em 12 de janeiro de 1968. A primeira aparição televisiva de Elvis em mais de oito anos seria um especial de Natal pelo qual a NBC pagaria US $ 250.000,00 e pagaria US $ 850.000,00 para produzir um filme de Elvis e mais 25.000 dólares adicionais para a música do filme. O filme Change of Habit foi um produto deste acordo, bem como o especial de TV 'Elvis', também conhecido como 'Comeback Special'.

Bob Finkel foi o produtor executivo do especial.

Nenhum dos diretores envolvidos, exceto o Coronel Parker, queria fazer um típico show de Natal. Eles queriam usar o carisma e a energia de Elvis para contar uma história. No início de maio de 1968, Bob Finkel finalmente persuadiu o coronel a permitir que mudassem o conceito do espetáculo. A NBC adquiriu a Singer Company como única patrocinadora do especial. 

Da esquerda para a direita; Bones Howe (Produtor e Engenheiro de Gravação), Steve Binder (Produtor e Diretor do Programa), Elvis Presley (O HOMEM MAIS IMPORTANTE!) e Bob Finkel (Produtor Executivo do programa).

Em meados de maio, Finkel contratou Steve Binder, com 23 anos na época, para dirigir o especial e Bones Howe para produzir a música. Antes de o amor pela música assumir a vida de Steve Binder, ele era estudante de medicina na Universidade do Sul da Califórnia. 

Dayton 'Bones' Howe já havia trabalhado com Elvis antes. Quando ele descobriu que a NBC queria que Steve Binder dirigisse o projeto, foi Howe quem lhe disse que se daria bem com Elvis. 

Nas últimas duas semanas de maio, Elvis e sua família juntamente com amigos passaram férias no Havaí. Enquanto ele estava fora, os escritores Chris Beard e Allan Blye escreveram o roteiro que dizia respeito a um jovem que saía de casa, procurando por felicidade e carreira, os obstáculos encontrados e a eventual viagem de volta para casa. A música 'Guitar Man' foi decidida como o tema entre as cenas. O show terminaria com Elvis cantando uma canção de Natal para agradar o coronel Parker, pois o show iria ao ar durante a época de Natal.

Em 3 de junho de 1968, Elvis começou a trabalhar com Binder e Howe em seus escritórios. Quando eles conheceram Elvis melhor e viram quão profundamente ele foi afetado pela morte de Robert Kennedy, Steve Binder se inspirou em pedir ao compositor Earl Brown, que estava escrevendo os arranjos para o show, escrever uma canção inspiradora para o final. Essa música seria "If I Can Dream". ('...se eu posso sonhar com uma terra melhor onde todos os meus irmãos andam de mãos dadas...').

No dia 11 de junho, Elvis conheceu o figurinista Bill Belew. Ele havia trabalhado anteriormente com Steve Binder. Quando o Sr. Binder pediu-lhe para projetar para Elvis, foi o começo de um relacionamento que duraria pelo resto da vida de Elvis. Belew desenhou os famosos macacões de Elvis dos anos 70, bem como grande parte de seu guarda-roupa pessoal. Foi Bill Belew que imaginou Elvis em couro preto com o alto colar napoleônico. O designer ficou estupefato. Ele nunca havia encontrado uma falta de ego em uma grande estrela antes. O único assunto sobre o qual eles tinham algum desacordo era o terno de ouro que Belew projetou para simbolizar sucesso, em homenagem ao terno que o Coronel Parker tinha compelido para Elvis em 1957. Elvis nunca explicou a oposição dele mas estava claramente embaraçado por isto e, no final, resolveram a mesma solução de compromisso com a qual ele concordara nos anos cinquenta: usaria a jaqueta de ouro com um par de calças pretas de smoking.

Em 1968, Elvis Presley era de tirar o fôlego e seu estilo vocal foi aprimorado com perfeição. Foi a tarefa do diretor de arte Eugene 'Gene' McAvoy projetar a vitrine que enquadraria Elvis visualmente para o público. Da cena de abertura de Elvis e dos 89 guitarristas em silhueta (ou 89 garotos como eles foram chamados no roteiro) até o final com Elvis em pé em frente ao seu nome em luzes, o Sr. McAvoy forneceu cenários que elogiaram a estrela e a banda. 

Claude Thompson fez o dever duplo como maquiador e um dos coreógrafos. 

A famosa dançarina loira alta que Elvis flerta na cena do bordel era Susan Henning e você também pode reconhecê-la como a sereia no filme de Elvis, Live a Little, Love a Little.

Elvis trabalhou com os compositores Billy Strange e Mac Davis no filme 'Live a Little, Love a Little'. A música deles, "A Little Less Conversation", foi usada naquele filme e neste especial de TV. Foi a versão usada para o remix bem sucedido de 2002, que desde então tem sido usado em filmes e como tema da série de TV 'Las Vegas'. Billy Strange e Mac Davis escreveram 'Nothingville' e 'Memories', ambos usados ​​no especial de TV de 1968. O Sr. Strange iria trabalhar com Elvis novamente nos filmes Charro! e The Trouble With Girls. O Sr. Strange já foi casado com Joan O'Brien, a protagonista de Elvis em It Happened At The World's Fair.

O diretor musical foi Billy Goldenberg, que trabalhou com Elvis no filme 'Change of Habit'.

Elvis começou os ensaios em 17 de junho, tornando-se tão imerso no projeto que ele literalmente mudou-se para o seu vestiário da NBC por toda a duração, mesmo dormindo lá. Foi depois dos ensaios, certa noite, que Steve Binder encontrou Elvis e seus amigos em sua casa temporária, fazendo o que Elvis naturalmente fazia para relaxar - rindo e tocando. Foi então que o Sr. Binder teve a ideia de adicionar uma jam session ao especial em si. Seu primeiro pensamento foi filmá-lo no vestiário, mas depois mudou o local para uma reunião informal com o público. Esta parte desde então ficou conhecida como os dois shows. Junto com Elvis no palco estavam, Scotty Moore e DJ Fontana, e seus amigos Charlie Hodge, Alan Fortas e Lance LeGault.

Lance LeGault trabalhou com Elvis durante anos como seu substituto de cinema e muitas vezes lutou com coreógrafo de dublês. Ele também pode ser ouvido como o narrador da turnê de áudio da mansão Graceland.

Nas guitarras estavam Tommy Tedesco, Mike Deasy e Al Casey. Na verdade, foi a bela guitarra vermelha de Hagsrom de Al Casey que Elvis usou nas cenas de abertura. Bones Howe tinha visto no porta-malas do Sr. Casey e achava que a guitarra vermelha brilhante com seu hardware de ouro seria perfeita para a cena.

No dia 26 de junho. houve uma festa de aniversário no set para o Coronel Tom Parker. O Coronel recebeu um retrato autografado do Produtor Executivo Bob Finkel vestido como Napoleão. O retrato ainda faz parte da coleção do Coronel nos Arquivos de Graceland. Elvis também cantou para o prazer do Coronel uma paródia de 'It Hurts Me', escrita para a ocasião por Chris Beard e Allan Blye.

Em 27 de junho, os ensaios estavam terminando e as gravações dos números de produção haviam começado. Também naquela noite havia duas sessões de jam session gravadas. No dia 29 de junho, eles fizeram os dois shows em pé. No domingo, 30 de junho, Elvis completou a gravação do final de 'If I Can Dream'. Fisicamente e emocionalmente gasto, Elvis partiu para uma semana de descanso em Palm Springs.

Em 11 de setembro de 1968, 'Variety' anunciou que a cena do bordel havia sido cortada do especial de TV, alegando que havia sido aprovada pelos censores da NBC, mas o patrocinador da Singer havia solicitado que ela fosse removida.

O especial "Elvis" foi ao ar no dia 3 de dezembro às 21:00, horário local, e foi visto por 42 por cento da audiência, tornando-se o número um para a temporada e dando a NBC sua maior vitória do ano. Elvis recebeu críticas elogiosas dos críticos e ele estava de fato de volta ao topo!

SAIBA MAIS SOBRE O '68 COMEBACK SPECIAL'

CLICANDO NOS LINKS ABAIXO

 

68 Comeback Special - 55º Aniversário

 

 

 

 

            ÚLTIMAS

           NOTÍCIAS 

 

 

 

 

GRACELAND ao VIVO

        (Click Aqui)

 

 

      

 

 

 

 

 

Imagem relacionada