Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Responda
Como você avalia nosso site?
Bom
Médio
Ruim
Ver Resultados

Rating: 2.6/5 (45 votos)

ONLINE
1


ELVIS ALOHA FROM HAWAII
ELVIS ALOHA FROM HAWAII

 

ELVIS  -  ALOHA FROM HAWAII

 

 

Embora Elvis Presley seja talvez uma das maiores lendas da música do mundo, ele canta para satisfazer uma audiência com mais coragem, mais alma e mais intensidade vocalmente do que qualquer artista vivo.

Seus shows não são apenas uma produção, mas um "acontecimento" musical. E esta gravação ao vivo, que oferece oito músicas anteriormente não gravadas por Elvis, não é apenas um evento histórico por causa da transmissão via satélite e do especial de TV da Hawaiian, mas porque Elvis, um ponto de foco na origem do rock.

(Fonte: Revista Billboard, 1973)

 

9 de janeiro de 1973 - um Boeing 747 fretado pousou no Aeroporto de Honolulu, na ilha de Oahu. Quando Elvis Presley desembarcou do avião, foi para se preparar para ser a peça central de uma ocasião histórica, o primeiro artista a realizar um concerto que seria transmitido diretamente para mais de 40 países via satélite.

Elvis e sua comitiva, 'The Memphis Mafia' e suas esposas, foram recebidos pelo Coronel Tom Parker e Sonny West no aeroporto. Elvis foi levado a bordo de um helicóptero que o levou para a pista de pouso do lado de fora da Vila Havaiana do Hilton, na praia mais superpovoada do mundo, Waikiki. Cerca de 1000 pessoas ficaram do lado de fora do campo de pouso para homenagear Elvis.

Elvis alugou todo o andar superior do Hilton, e as noites seguintes foram usadas - em sigilo - para ensaiar no Hilton's Hawaiian Dome. Os músicos, que chegaram dois dias antes de Elvis, ensaiaram durante uma semana inteira no Centro Internacional de Honolulu, onde o show via satélite seria encenado.

O coronel Parker teve a ideia do espetáculo quando viu a visita do presidente Nixon à China transmitida diretamente via satélite. O jornalista do jornal havaiano The Advertiser, Eddie Sherman, foi quem teve a honra de saber que todos os lucros do show seriam destinados a um fundo que ele próprio havia estabelecido no ano anterior.

O fundo foi criado em homenagem ao cantor e compositor havaiano Kuiokalani Lee, que morreu de câncer em 3 de dezembro de 1966 com apenas 34 anos. Lee compôs 'I'll Remember You', uma canção que Elvis gravou em 10 de junho de 1966 em Nashville e que ele também usou neste show do Aloha.

Diversas outras celebridades pagaram por ingressos de US $ 100 e US $ 500, o que resultou na tomada de inumeráveis ​​expectativas excedentes. O extremo oposto também aconteceu - uma senhora que trouxe cinco filhos conseguiu seus ingressos por US $ 3,75.

O Coronel Parker decidiu que, se a demanda por ingressos fosse grande, o público também teria a oportunidade de comprar ingressos para o show de ensaio no dia 12. Este show foi feito porque um show de backup foi necessário no caso de algo dar errado durante a transmissão ao vivo. Os ingressos para o programa de TV começaram a ser vendidos em 7 de janeiro.

Naquela época, 4.000 dos 6.000 ingressos já haviam sido vendidos através de vales postais. Os restantes 2000 foram vendidos no mesmo dia, e os ingressos para o show de ensaio foram colocados à venda - e esgotados pouco depois.

Mesmo que a transmissão tenha sido planejada nos mínimos detalhes, vários problemas surgiram durante os dias e horas antes do show acontecer. Um dos menos sérios, embora problemático o bastante, foi que Elvis havia doado a capa de seu traje de palco para Jack Lord. Bill Belew, o criador da roupa, foi contatado em Los Angeles e convidado a fazer outra. Belew respondeu desesperadamente: "Mas usamos todos os rubis que foi preciso e que conseguimos da Europa". Uma nova capa chegou no tempo...

...mas outros problemas surgiram: o palco ficou enorme, construído especialmente para esta ocasião. Exigia tanto espaço que o público tinha que se limitar. Por razões de produção o produtor, Marty Pasetta, colocou os músicos de Elvis em um palco elevado bem atrás de Elvis, algo que ele não gostou: 'Desculpe, Sr. Pasetta, eu quero meus músicos comigo no palco'.

Estar sozinho, literalmente cara a cara com mais de 1 bilhão de telespectadores, era mais difícil do que Elvis imaginava.

 

O show de ensaio revelou que foi mais curto do que calculado, e Pasetta pediu a Elvis que incluísse mais 3 novas músicas no show  via satélite, algo que Elvis concordou com um leve aceno de cabeça. Ele estava acostumado a fazer as coisas quando apareciam de repente durante os shows, e 'Johnny B. Goode', 'I Can't Stop Loving You', uma mistura de 'Long Tall Sally' e 'Whole Lotta Shakin' Goin 'On' foram adicionado aos ensaios.

Os problemas técnicos que surgiram ameaçaram perturbar toda a transmissão...

...todo o equipamento elétrico precisava de mais eletricidade do que a que estava disponível no prédio.

Duas horas antes de o show começar, as luzes do hall começaram a piscar - desapareceram - e depois voltaram. A marinha foi contatada e, com as sirenes ligadas, eles vieram em socorro com equipamentos para atualizar o fornecimento de eletricidade - apenas alguns minutos antes de Elvis entrar no palco.

Mas, como todos sabemos, tudo correu perfeitamente. Joe Esposito estava ao lado do palco enquanto Elvis tocava com uma lanterna e cerca de dez minutos antes do tempo final, ele acendeu a luz para deixar Elvis saber que ele tinha dez minutos restantes. Foi uma performance inacreditável, foi tudo por caridade, e Elvis ficou muito confortável quando entrou no palco. Ele fez um ótimo trabalho e foi fabuloso.

Um ótimo cantor, em uma ótima localização, com ótima música e agora parte da história.

 

 

 

 

 

            ÚLTIMAS

           NOTÍCIAS 

 

 

 

 

GRACELAND ao VIVO

        (Click Aqui)

 

 

      

 

 

 

 

 

Imagem relacionada